sábado, 21 de novembro de 2009

Irritado com alguém? É hora do acerto de contas.

Segundo a tradição chinesa (e como nos ensina a filosofia taoista) as energias Yin e Yang, ou seja, as energias primordiais que interagem no universo, também precisam estar em harmonia no homem. É este equilíbrio de opostos que se fundem e interagem entre si harmoniosamente, que cria este TODO equilibrado que nós chamamos de Universo. Do mesmo modo, sendo que o microcosmo (o homem) é construído de forma idêntica àquela do macrocosmo (o Universo) precisamos sempre ter em mente que é a integração do homem com o TODO que causa o equilíbrio ou o desequilíbrio das energias. Ou seja, se o homem vive em harmonia com o seu meio, o Todo estará em harmonia, se o homem vive em desequilíbrio com o seu meio, o Todo ficará desequilibrado, gerando o caos. Conseqüentemente, deduzimos que se o corpo humano também é construído segundo esses princípios ou regras, o homem precisa respeitar essas leis universais e cíclicas, caso contrário cria a desordem ao redor de si e dentro de si. É por essa razão que a Terra está doente, a nossa sociedade (como um todo) está doente e nós também adoecemos porque criamos o desequilíbrio dentro de nós, bloqueando as energias! Esse parece um conceito óbvio, porém, nós o esquecemos e nos comportamos de forma desequilibrada, influenciando negativamente o ambiente onde vivemos, a sociedade ao nosso redor e, conseqüentemente, a Terra. O que nós constatamos na atualidade é o resultado de centenas de anos de ruptura entre o homem e o meio em que ele vive: este é o fruto da sociedade capitalista e industrial que, ao aplicar o conceito de 'desenvolvimento' esqueceu a 'sustentabilidade', palavra tão na moda nos últimos tempos.

Sob a influência da era de Aquário, que derruba as fronteiras entre os países e as culturas, o mundo ocidental se integrou melhor às filosofias orientais e as assimilou, integrando-as aos conceitos ocidentais de conhecimento. No livro 'O TAO DA FISICA', Fritjoff Capra escrevia sobre a física quântica e a abordagem da filosofia do Tao com essa visão holística. As observações advindas da filosofia taoista nos ajudaram a 'abrir' certos campos de consciência antes limitados no mundo ocidental. Na linha conceitual do Yin e do Yang (o feminino e o masculino) todas as coisas existem e funcionam graças à ação e a interação permanente e imutável de duas forças, uma positiva e a outra negativa. Este conceito é também encontrado nas Leis Herméticas."Tudo é duplo, tudo tem dois pólos; tudo tem seu oposto; o semelhante e o dessemelhante são uma só coisa; os opostos são idênticos em natureza, mas diferentes em graus;os extremos se tocam, todas as verdades são meias-verdades; todos os paradoxos podem ser reconciliados" - O Caibalion

No entanto, devemos lembrar que essa bi-polaridade não é imutável mas complementar, já que quando uma delas chega ao seu máximo de expansão, carrega consigo o início (o ponto de nascença) da outra polaridade. Por isso o famoso símbolo do Tei-Gi mostra o lado preto com um ponto branco e o lado branco com um ponto preto. As noções de Ying e Yang não são estáticas assim como não os são as Esferas (Sefirah) Cada uma das esferas pode ser negativa em relação à esfera anterior e positiva em relação à esfera posterior, interagindo com ela. Do mesmo modo, os cinco elementos que compõem o pensamento taoista são encontrados também no pensamento ocidental onde os quatro elementos da natureza podem ser integrados com um quinto elemento, essencial, advindo do espírito divino. Todas as filosofias se integram e se complementam.

E como essas energias se equilibram no macro e no microcosmo? Se considerarmos que a aparição do homem se deu graças à vontade e ação do Principio Divino (Energia Primordial, Deus, Uno, o Todo, como desejamos chamá-lo), entendemos então que, segundo nossa cultura e nossa crença, a nossa existência se deve graças à interação entre as energias do céu (do divino) e da terra (do material). A desordem aparente primordial se organizou pela ação estruturante do UNO e se manifestou pelo Dois, pela divisão. Tudo o que é manifestado se manifesta pela polaridade. Ao longo da vida o homem recebe e integra a energia do Céu (particularmente através da respiração e dos pulmões) e da Terra (particularmente através do estomago, do alimento). A energia do Céu é Yang, a energia da Terra é Yin. Podemos deduzir, então, que o primeiro alento (a primeira respiração) de um bebê ao nascer determina que tipo de Energia do Céu ele recebe, e de que forma ele a integra em seu ser, na chamada de Energia Essencial. Por essa razão a interpretação do mapa astral de um bebê recém nascido é tão importante! A combinação dessa Energia Essencial com a Energia Ancestral (recebida no momento da concepção) resultará num 'supercombustível' que será determinante para a estruturação do bebê, sua resistência, sua estrutura, sua tipologia caracterológica, a qualidade de sua energia, comportamento, etc. Por essa razão a Energia Ancestral tem um papel importante na combinação qualitativa e quantitativa da Energia Vital essencial para nosso equilíbrio. Não devemos, no entanto, achar que esse pensamento se resume numa espécie de determinismo do tipo 'está escrito nas estrelas', pois a meu ver seremos nós os verdadeiros alquimistas dessas energias, apesar das inclinações naturais de cada um! Uma dieta adequada, um comportamento integrado e equilibrado, uma prática física e respiratória saudável e, sobretudo, as atitudes comportamentais e psicológicas inteligentes e adaptadas ao nosso meio-ambiente determinarão qual Energia Essencial teremos à disposição para obter uma vida longa e feliz. Se bem que a Energia Ancestral carrega consigo a Memória Akáshica, (a história de nossos ancestrais, banco de dados da humanidade), a energia que recebemos de uma só vez no momento da concepção, nós podemos administrá-la de forma inteligente de maneira a não esgotar suas reservas com um comportamento desequilibrado. O Macro e o Micro são similares, lembrem-se! A Terra também tem uma 'Energia Ancestral' que está se esgotando com o comportamento irresponsável e inadequado da humanidade e ela já está dando sinais disso! Portanto, conforme o pensamento taoísta, teremos uma vida longa e saudável se mantivermos um comportamento equilibrado esgotando suavemente, aos poucos, nossa Energia Essencial. Fácil, não?

Esse pensamento parece tão lógico e, no entanto, quão longe estamos de compreendê-lo profundamente! A Terra nos dá sinais de seu esgotamento através do superaquecimento global, que causa o degelo, os inúmeros tsunamis, terremotos e incêndios devastadores, tufões e furacões, e outros tantos cataclismos que causam tantas vítimas... Nosso corpo demonstra seu esgotamento através de sinais como tensões físicas, dores pelo corpo, e posteriormente, contusões, acidentes, doenças e até desequilíbrios psíquicos e mentais. Se o equilíbrio que flui pelos 12 meridianos principais sofre um bloqueio por causa de nosso comportamento irresponsável, o corpo irá 'gritar por socorro' e nós padeceremos! Se esgotarmos nossa Energia Essencial, no lugar de administrá-la, não viveremos de forma harmoniosa!

É por essa razão que as práticas que restabeleçam o fluxo energético são tão importantes. A acupuntura se baseia nestes princípios para restabelecer o fluxo energético do corpo e equilibrá-lo de forma harmoniosa. A Técnica de EFT*, do mesmo modo, sendo uma técnica de 'acupuntura sem agulhas', promove o mesmo efeito ao fazer uma revisão rápida em nosso sistema energético por meio de pequenas batidas com a ponta dos dedos sobre os 12 pontos mais importantes desses meridianos. O grande diferencial desta técnica é que ela reúne também o conhecimento de PNL (Programação Neuro-Linguística) de maneira a afirmar frases que serão fixadas no cérebro em arquivos que substituirão os arquivos onde nossas lembranças penosas estão guardadas! A técnica é auto-aplicável, é simples, rápida e eficiente, não requer nenhum esforço físico, não requer nenhum medicamento e nem necessita de visitas posteriores ao terapeuta! Na realidade, a visita a um terapeuta (astrólogo, psicólogo, psicanalista, etc.), é somente complementar já que é o autoconhecimento que nos liberta das falhas costumeiras. Neste ponto me permito até discordar de outros EFT* Terapists. Realmente, a aplicação da EFT elimina a dor, o sofrimento, a doença. Este é um fato. Porém, a meu ver, devemos ir além desta 'eliminação sumária' - que me parece tão ocidental em sua concepção - pois nosso espírito precisa fazer o aprendizado para que a evolução seja completa e seja também definitivamente descartada a possibilidade da repetição do erro. Do mesmo modo sabemos que, após uma dieta de emagrecimento que fará você emagrecer, se você não mudar sua dieta alimentar e seus hábitos ruins, você voltará a engordar, não é mesmo? Portanto, vamos aprender a Técnica de EFT*, eliminando a dor e o sofrimento de nossa vida, mas vamos também fazer uma profunda pesquisa interior para completar o aprendizado.

Por Graziella Marracini

Nenhum comentário: