sábado, 21 de novembro de 2009

Irritado com alguém? É hora do acerto de contas.

Segundo a tradição chinesa (e como nos ensina a filosofia taoista) as energias Yin e Yang, ou seja, as energias primordiais que interagem no universo, também precisam estar em harmonia no homem. É este equilíbrio de opostos que se fundem e interagem entre si harmoniosamente, que cria este TODO equilibrado que nós chamamos de Universo. Do mesmo modo, sendo que o microcosmo (o homem) é construído de forma idêntica àquela do macrocosmo (o Universo) precisamos sempre ter em mente que é a integração do homem com o TODO que causa o equilíbrio ou o desequilíbrio das energias. Ou seja, se o homem vive em harmonia com o seu meio, o Todo estará em harmonia, se o homem vive em desequilíbrio com o seu meio, o Todo ficará desequilibrado, gerando o caos. Conseqüentemente, deduzimos que se o corpo humano também é construído segundo esses princípios ou regras, o homem precisa respeitar essas leis universais e cíclicas, caso contrário cria a desordem ao redor de si e dentro de si. É por essa razão que a Terra está doente, a nossa sociedade (como um todo) está doente e nós também adoecemos porque criamos o desequilíbrio dentro de nós, bloqueando as energias! Esse parece um conceito óbvio, porém, nós o esquecemos e nos comportamos de forma desequilibrada, influenciando negativamente o ambiente onde vivemos, a sociedade ao nosso redor e, conseqüentemente, a Terra. O que nós constatamos na atualidade é o resultado de centenas de anos de ruptura entre o homem e o meio em que ele vive: este é o fruto da sociedade capitalista e industrial que, ao aplicar o conceito de 'desenvolvimento' esqueceu a 'sustentabilidade', palavra tão na moda nos últimos tempos.

Sob a influência da era de Aquário, que derruba as fronteiras entre os países e as culturas, o mundo ocidental se integrou melhor às filosofias orientais e as assimilou, integrando-as aos conceitos ocidentais de conhecimento. No livro 'O TAO DA FISICA', Fritjoff Capra escrevia sobre a física quântica e a abordagem da filosofia do Tao com essa visão holística. As observações advindas da filosofia taoista nos ajudaram a 'abrir' certos campos de consciência antes limitados no mundo ocidental. Na linha conceitual do Yin e do Yang (o feminino e o masculino) todas as coisas existem e funcionam graças à ação e a interação permanente e imutável de duas forças, uma positiva e a outra negativa. Este conceito é também encontrado nas Leis Herméticas."Tudo é duplo, tudo tem dois pólos; tudo tem seu oposto; o semelhante e o dessemelhante são uma só coisa; os opostos são idênticos em natureza, mas diferentes em graus;os extremos se tocam, todas as verdades são meias-verdades; todos os paradoxos podem ser reconciliados" - O Caibalion

No entanto, devemos lembrar que essa bi-polaridade não é imutável mas complementar, já que quando uma delas chega ao seu máximo de expansão, carrega consigo o início (o ponto de nascença) da outra polaridade. Por isso o famoso símbolo do Tei-Gi mostra o lado preto com um ponto branco e o lado branco com um ponto preto. As noções de Ying e Yang não são estáticas assim como não os são as Esferas (Sefirah) Cada uma das esferas pode ser negativa em relação à esfera anterior e positiva em relação à esfera posterior, interagindo com ela. Do mesmo modo, os cinco elementos que compõem o pensamento taoista são encontrados também no pensamento ocidental onde os quatro elementos da natureza podem ser integrados com um quinto elemento, essencial, advindo do espírito divino. Todas as filosofias se integram e se complementam.

E como essas energias se equilibram no macro e no microcosmo? Se considerarmos que a aparição do homem se deu graças à vontade e ação do Principio Divino (Energia Primordial, Deus, Uno, o Todo, como desejamos chamá-lo), entendemos então que, segundo nossa cultura e nossa crença, a nossa existência se deve graças à interação entre as energias do céu (do divino) e da terra (do material). A desordem aparente primordial se organizou pela ação estruturante do UNO e se manifestou pelo Dois, pela divisão. Tudo o que é manifestado se manifesta pela polaridade. Ao longo da vida o homem recebe e integra a energia do Céu (particularmente através da respiração e dos pulmões) e da Terra (particularmente através do estomago, do alimento). A energia do Céu é Yang, a energia da Terra é Yin. Podemos deduzir, então, que o primeiro alento (a primeira respiração) de um bebê ao nascer determina que tipo de Energia do Céu ele recebe, e de que forma ele a integra em seu ser, na chamada de Energia Essencial. Por essa razão a interpretação do mapa astral de um bebê recém nascido é tão importante! A combinação dessa Energia Essencial com a Energia Ancestral (recebida no momento da concepção) resultará num 'supercombustível' que será determinante para a estruturação do bebê, sua resistência, sua estrutura, sua tipologia caracterológica, a qualidade de sua energia, comportamento, etc. Por essa razão a Energia Ancestral tem um papel importante na combinação qualitativa e quantitativa da Energia Vital essencial para nosso equilíbrio. Não devemos, no entanto, achar que esse pensamento se resume numa espécie de determinismo do tipo 'está escrito nas estrelas', pois a meu ver seremos nós os verdadeiros alquimistas dessas energias, apesar das inclinações naturais de cada um! Uma dieta adequada, um comportamento integrado e equilibrado, uma prática física e respiratória saudável e, sobretudo, as atitudes comportamentais e psicológicas inteligentes e adaptadas ao nosso meio-ambiente determinarão qual Energia Essencial teremos à disposição para obter uma vida longa e feliz. Se bem que a Energia Ancestral carrega consigo a Memória Akáshica, (a história de nossos ancestrais, banco de dados da humanidade), a energia que recebemos de uma só vez no momento da concepção, nós podemos administrá-la de forma inteligente de maneira a não esgotar suas reservas com um comportamento desequilibrado. O Macro e o Micro são similares, lembrem-se! A Terra também tem uma 'Energia Ancestral' que está se esgotando com o comportamento irresponsável e inadequado da humanidade e ela já está dando sinais disso! Portanto, conforme o pensamento taoísta, teremos uma vida longa e saudável se mantivermos um comportamento equilibrado esgotando suavemente, aos poucos, nossa Energia Essencial. Fácil, não?

Esse pensamento parece tão lógico e, no entanto, quão longe estamos de compreendê-lo profundamente! A Terra nos dá sinais de seu esgotamento através do superaquecimento global, que causa o degelo, os inúmeros tsunamis, terremotos e incêndios devastadores, tufões e furacões, e outros tantos cataclismos que causam tantas vítimas... Nosso corpo demonstra seu esgotamento através de sinais como tensões físicas, dores pelo corpo, e posteriormente, contusões, acidentes, doenças e até desequilíbrios psíquicos e mentais. Se o equilíbrio que flui pelos 12 meridianos principais sofre um bloqueio por causa de nosso comportamento irresponsável, o corpo irá 'gritar por socorro' e nós padeceremos! Se esgotarmos nossa Energia Essencial, no lugar de administrá-la, não viveremos de forma harmoniosa!

É por essa razão que as práticas que restabeleçam o fluxo energético são tão importantes. A acupuntura se baseia nestes princípios para restabelecer o fluxo energético do corpo e equilibrá-lo de forma harmoniosa. A Técnica de EFT*, do mesmo modo, sendo uma técnica de 'acupuntura sem agulhas', promove o mesmo efeito ao fazer uma revisão rápida em nosso sistema energético por meio de pequenas batidas com a ponta dos dedos sobre os 12 pontos mais importantes desses meridianos. O grande diferencial desta técnica é que ela reúne também o conhecimento de PNL (Programação Neuro-Linguística) de maneira a afirmar frases que serão fixadas no cérebro em arquivos que substituirão os arquivos onde nossas lembranças penosas estão guardadas! A técnica é auto-aplicável, é simples, rápida e eficiente, não requer nenhum esforço físico, não requer nenhum medicamento e nem necessita de visitas posteriores ao terapeuta! Na realidade, a visita a um terapeuta (astrólogo, psicólogo, psicanalista, etc.), é somente complementar já que é o autoconhecimento que nos liberta das falhas costumeiras. Neste ponto me permito até discordar de outros EFT* Terapists. Realmente, a aplicação da EFT elimina a dor, o sofrimento, a doença. Este é um fato. Porém, a meu ver, devemos ir além desta 'eliminação sumária' - que me parece tão ocidental em sua concepção - pois nosso espírito precisa fazer o aprendizado para que a evolução seja completa e seja também definitivamente descartada a possibilidade da repetição do erro. Do mesmo modo sabemos que, após uma dieta de emagrecimento que fará você emagrecer, se você não mudar sua dieta alimentar e seus hábitos ruins, você voltará a engordar, não é mesmo? Portanto, vamos aprender a Técnica de EFT*, eliminando a dor e o sofrimento de nossa vida, mas vamos também fazer uma profunda pesquisa interior para completar o aprendizado.

Por Graziella Marracini

Irritado com alguém? É hora do acerto de contas.

Você está irritado com alguém? Um colega de trabalho, seu chefe, alguém de seu relacionamento pessoal ou um vizinho que vive te incomodando? Então você vai adorar este artigo!

Desde sempre somos inundados de conceitos sobre o que é o amor, sobre ter compaixão e perdoar as pessoas. Você também cansou de ouvir falar nisso? Então, por que estamos vivenciando um aumento brutal da intolerância no mundo?

Talvez seja porque vivemos dentro de nossas cabeças, como bibliotecas ambulantes cheio de teorias e regras. É como se soubéssemos tudo sobre algum assunto, como futebol, por exemplo, e na prática não conseguimos sequer chutar uma bola.

Afinal, onde aprendemos a colocar os conceitos em prática? Muito pelo contrário, o que aprendemos foi explodir com alguém em um momento de raiva e dizer: "Que se dane! Não tenho sangue de barata!"

A raiva é autêntica! Todos já experienciaram e sabem como é. É praticamente incontrolável, é uma explosão, um banho de adrenalina que faz cada célula do nosso corpo sentir esta emoção.

Já o amor, compaixão e perdão são apenas pálidas descrições de sentimentos que só podem ser imaginados. São fáceis de entender, mas difíceis de exercitar, não é mesmo?

Então, como colocar em prática, experimentar estes conceitos na vida real e começar nossa mudança em busca dos ideais de tolerância, amor ao próximo e compaixão? Através de exercícios simples e objetivos! Principalmente, se puderem ser usados "on-line" nos momentos de tormenta que enfrentamos.

Aqui um exemplo disso: experimente com alguém que você esteja passando por conflito e desentendimento. É alívio imediato! Chama-se "Exercício da Compaixão":

Instrução: Execute os cinco passos com a mesma pessoa.

Passo 1: Com a atenção voltada para a pessoa, repita para si mesmo: "Assim como eu, esta pessoa também está buscando alguma felicidade para sua vida".

Passo 2: Com a atenção voltada para a pessoa, repita para si mesmo: "Assim como eu, esta pessoa está tentando evitar sofrimento em sua vida".

Passo 3: Com a atenção voltada para a pessoa, repita para si mesmo: "Assim como eu, esta pessoa têm conhecido tristeza, solidão e desespero".

Passo 4: Com a atenção voltada para a pessoa, repita para si mesmo: "Assim como eu, esta pessoa está buscando satisfazer suas necessidades".

Passo 5: Com a atenção voltada para a pessoa, repita para si mesmo: "Assim como eu, esta pessoa está aprendendo sobre a sua vida".

Não adianta apenas ler! Relaxe, coloque sua atenção na pessoa e experimente! Note como vai se sentir após fazer o exercício. Funciona!

Neste mês, o autor das ferramentas do Curso Avatar lançou o projeto da compaixão, que consiste em distribuir um milhão de cópias deste exercício para pessoas de mais de 72 países em 11 idiomas.

Faça a sua parte e envie este artigo para as pessoas de sua vida que você sinta que estão enfrentando conflitos em seus relacionamentos e ajude a criar um ambiente de compaixão e tolerância a sua volta.

Harry Palmer

Acerto Pleno

Você consegue ser o que quer e deseja, cem por cento do seu dia?
Não, não consegue. Eu sei disso. Eu também não consigo. Nós dois sabemos que a tentativa é uma certeza e a falha é o outro lado da verdade. O erro vem de nossos vícios e hábitos anteriores à decisão de mudança. É preciso combatê-los com forte energia positiva.
Na realidade, poucos se sentem habilitados a isso, a interpretar as falhas e as certezas, porque seguem padrões vibratórios copiados de outros. Copiar outros embota e deixa opaca a nossa energia.

Em verdade, só conseguem efetivamente se entender os seres de LUZ, aqueles que estão em estágios superiores de energia, mesmo aqui, em vida terrena...
Na realidade, quando descobrimos que na vida nada está errado, e sim existem estágios diferenciados, começamos a aprender com os nossos desacertos e acertos. Ficamos desta forma lúcidos e menos comprometidos com as verdades dos outros.
As pessoas que cruzam nossas vidas não o fazem por um acaso. Nada na vida é desta forma. Tudo, absolutamente tudo, somos nós que atraímos. Nosso cérebro é uma máquina de acertos e erros de tamanho incomensurável. Ele domina nossa vida. Ela vem dos valores que cremos certos para serem aplicados.
Portanto, nosso acerto pleno sempre irá depender do que cremos e de como aplicamos nossa crença.

Em minha idade (60 anos) fica mais fácil olhar para trás e perceber que as pessoas que temos que resgatar, de alguma forma retornam ao nosso convívio. É claro e obvio que muito tempo atrás eu chamava isso de coincidência. Hoje presto muita atenção, não apenas no reencontro, mas sim sobre a forma como este acontece e o que falo com quem está à minha frente.
Nestas conversas, geradas pelos reencontros, existem informações preciosas que, antes deste meu momento, eu insistia em não ver. Por que não via? Porque seguia a verdade dos outros e esquecia de entender as minhas. Cada ser humano traz em si um aprendizado, um sinal e até uma cumplicidade.

Nada na vida deve ser desperdiçado, na realidade tudo é uma lição que se precisa assimilar, principalmente o que se repete, e muito mais ainda o que ecoa de ruim. Estas repetições, repito, são nada mais que um aviso de que precisamos prestar atenção.
A vida é como um belo livro para ser interpretado.
Anos atrás eu gostava muito de ler; e de forma equivocada. Tudo o que gostava do texto eu sublinhava. Cometias dois erros: Primeiro mostrava o que sou.
Segundo não dava atenção àquilo que não gostava, que é exatamente o que precisava assimilar, aprender e aplicar em minhas futuras verdades.

Portanto, acerto pleno é de minha exclusiva responsabilidade. Não posso colocar nos ombros de outros o que de equivocado acontece comigo. Eu decido a minha vida. Eu sou o resultado de minhas opções, aceitas ou impostas.
Desta forma, para acertar o futuro é preciso prestar muita atenção ao presente... Ele não tem este nome por acaso.



Por Saul Brandalise

domingo, 31 de maio de 2009

MUDANÇA INTERIOR

Transformação profunda é mais do que a mudança de circunstância da vida. Ela se realiza em nosso coração e em nossa alma. É um despertar do sono da inconsciência. Para isso não é necessário mudar de lugar. Precisa-se apenas estar aberto para que possa ocorrer. Quando seguimos o fluxo da energia e da força vital, a transformação acontece como que por si mesma. No entanto, não há receita de como fazer para se abrir. Não é uma resolução do racional. A transformação pode ser iniciada por um acontecimento externo, mas, fundamentalmente, ela se concretiza na consciência. A verdadeira mudança vem de dentro. Quando permitimos à energia fluir livremente através de nós, ela pode dissolver velhos hábitos de pensamento, bloqueios e obstáculos. De repente, um dia se foram.No entanto, a energia não se rege pelo nosso tempo linear. Principalmente não, quando queremos algo com muita urgência. Pode levar três dias, muitos anos ou várias vidas para que determinado padrão se dissolvaNada para o que eu ainda não esteja realmente preparada se manifestará. Disposição e dedicação interior, o momento certo(num sentido universal) e o recurso certo formam o ponto de corte que possibilita a cura plena.Quando tudo se ajusta, são liberadas energias explosivas. Estes são os momentos em que ocorrem curas milagrosas ou a iluminação.Não é agindo de forma diferente que nos modificamos. Mudamos, quando nos entregamos totalmente às nossas experiências, participando conscientemente de tudo o que a vida nos revela.
(Richard Moss)Do livro: Reiki, A Energia Vital - Passos para a Liberdade. Ed. Eko. Brigitte Ziegler.

Relacionamentos Viciosos X Padrões do Passado

Alegrias são dádivas do destino que comprovam seu valor no presente. Pesares, ao contrário, são fontes do conhecimento cujo significado se revela no futuro. (Rudolf Steiner) Estamos vivendo uma época agitada, tempos em que todos correm muito, atrás de segurança material, emocional, de tudo que possa trazer mais felicidade, e, mesmo assim, as dificuldades parecem aumentar. Fazemos de tudo para diminuir o sofrimento, contudo, muitas vezes, ele não desaparece, ao contrário, aumenta. Hoje, tudo à nossa volta dá saltos quânticos, inclusive, a necessidade de encararmos nossos erros do passado. Nos confrontamos com eles e suas conseqüências a todo instante, e os efeitos desses padrões negativos do passado provocam sofrimentos muito dolorosos em nossa vida. Todo tipo de relacionamento vicioso, está relacionado às convicções com as quais nos identificamos no passado . Elas influenciam nossa vida, fazendo com que não percebamos a realidade como ela é hoje, pois somos influenciados por formas pensamentos do passado, gerando comportamentos e atitudes das pessoas, atraídas pela experiência original. As raízes de nosso destino estão dentro de nós. Quando reconhecemos que estamos num círculo vicioso dentro de um relacionamento, precisamos reconhecer também a resistência contra uma experiência de vida ou uma verdade que não queremos enxergar, e é essa resistência que atrai experiências iguais. Uma das maneiras de reconhecermos o vício de relacionamento é identificando a imaturidade do diálogo, exemplo: " eu te magoei, porque vc me magoou! Para sairmos do círculo vicioso é necessário que, pelo menos uma das partes demonstre maturidade para dar um passo atrás... e recuar. Todos querem o mesmo resultado nos relacionamentos: ser feliz, aceito, amado e, principalmente, respeitado. Quando existe sofrimento, alguma dessas coisas está faltando. Uma pessoa madura psíquica e emocionalmente, consegue reconhecer que possui seqüelas em seu corpo emocional, de outros relacionamentos; ou de outras etapas de vida e, mesmo as que fazem parte de sua personalidade, e para de culpar o outro. Percebe que o outro só abre as feridas já existentes, que pareciam estar cicatrizadas e recua para refletir, no lugar de reagir com raiva, com mágoa ou ressentimento. Atitudes de desaprovação, de crítica, só acabam com um afastamento ainda maior. A maturidade e o discernimento nos ajudam a compreender que o outro não é culpado pelo que sentimos, ele, apenas, desencadeou o sentimento e cabe só a nós curarmos a ferida. Feridas e cicatrizes, que geralmente esperamos que o meio externo acolha e cure, estão na nossa vida para que percebamos a amplitude disso: "o outro está conosco como espelho para que nós promovamos nossa cura. Ele desperta em nós um sentimento negativo qualquer, de baixa auto-estima, desvalorização, inutilidade, etc., para que possamos encarar, reconhecer e curá-lo". E só podemos nos curar quando conseguimos compreender que essas marcas estão dentro de nós e assumimos responsabilidade por elas, passando a tratá-las com carinho, amor e compaixão. Esperar do outro o que nós precisamos resolver só dificulta nossa cura e, enquanto não compreendermos isso, iremos sair de um relacionamento ruim e entrar em outro igual ou pior. A personalidade quando não reconhecida e tratada é fator desencadeante para um círculo vicioso, que não nos deixa sair da roda da reencarnação, atrasando nossa evolução.
VERA GODOY